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SEO no Marketing Digital: O que é, Estratégias e Benefícios

SEO no marketing digital

O SEO no Marketing Digital é uma das práticas indispensáveis para quem deseja ter mais autoridade e expandir seus negócios. 

O SEO no marketing digital se trata de um conjunto de estratégias voltadas para a otimização de sites e conteúdos para os mecanismos de busca.

O objetivo é alcançar bom posicionamento orgânico em sites como Google, Bing e Yahoo, garantindo uma boa experiência e uma alta taxa de acessos através dessas ferramentas. Tudo isso sem precisar gastar recursos com mídia paga e outras formas de anúncio!

Vamos te explicar como aplicar corretamente o SEO no seu negócio, assim como os benefícios e como essa prática pode garantir mais conversões para o seu site. 

O que é SEO no marketing digital?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para melhorar a visibilidade de um site nos resultados dos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo. 

O objetivo do SEO é aumentar o tráfego de visitantes e a autoridade de um negócio dentro do digital, trazendo também mais oportunidades de negócio. Quando se fala em marketing e vendas trata-se de um canal de extrema relevância e com alto índice de convenções. 

SEO (Search Engine Optimization) 

O conceito de SEO surgiu pela primeira vez em 1997, onde foi descoberto que, ao utilizar algumas palavras-chave, o posicionamento de alguns sites mudava dentro de um mecanismo de busca.

De lá para cá, o SEO foi aprimorado, se tornando uma ferramenta fundamental para negócios do mundo todo que desejam ganhar mais espaço. Após a popularização do Google, as estratégias de SEO no marketing digital se adaptaram aos algoritmos do site. A cada pesquisa realizada, é uma oportunidade de fechar negócio e conquistar mais clientes.

Hoje, a experiência do usuário, um bom conteúdo e a segurança do site utilizado são alguns dos pontos de extrema relevância dentro do SEO, e muitas empresas se atualizam todos os dias em busca das melhores posições nos mecanismos de busca.

Portanto, é importante realizar a otimizações técnicas e de conteúdo dentro do site. O SEO faz parte do SEM (Search Engine Marketing). O SEM trata de todas as estratégias de marketing voltadas para mecanismos de busca, incluindo as ações patrocinadas como anúncios e links de destaque.  

Importância do SEO para o marketing digital

Milhões de pesquisas são feitas nos buscadores sobre os mais diversos assuntos, e no mundo inteiro. No Brasil, nove em cada dez brasileiros realizam buscas e pesquisas na internet antes de realizar uma compra. Quando falamos sobre pesquisas acadêmicas ou estudos em geral, esse número permanece.

Os usuários buscam desde responder dúvidas do dia a dia até entender assuntos mais complexos, como desenvolvimento de estudos acadêmicos.

Dentro desse cenário, o Google – site de buscas mais utilizado no mundo inteiro -, organiza os conteúdos dentro de um ranking específico, que permite ao usuário visualizar em ordem os mais indicados. O resultado dessa organização se chama SERP – Search Engine Results Page -, que é a página seguinte à realização de uma busca.

LEIA MAIS:  Otimização de SEO: Técnicas e Estratégias Eficientes

Estar entre os primeiros resultados da SERP é essencial para garantir um bom tráfego para o seu site, e, como consequência, mais oportunidades. De acordo com dados da Rock Content, o primeiro resultado da SERP do Google atrai 27% dos usuários, enquanto o segundo resultado atrai 15%. 

Benefícios do SEO no marketing digital

Uma estratégia de SEO no marketing digital bem executada pode trazer mais lucro e competitividade para um negócio, aumentando o número de clientes e de autoridade no digital.

Aumento do tráfego orgânico

Com um melhor posicionamento nos resultados de busca, o número do tráfego orgânico no site aumenta.

Uma boa estratégia de SEO no marketing digital traz mais visibilidade, pois trabalha corretamente as palavras-chave referentes ao negócio. Outro ponto é a experiência do usuário. Um site agradável retém um maior número de visitantes, que exploram outras páginas do site e visitam com uma maior frequência. 

Melhoria na autoridade do site e confiança

Um site bem ranqueado, com conteúdo relevante e agradável, traz mais confiança ao usuário de buscar outros tipos de informação que tenham a ver com o seu segmento. Isso se traduz no aumento da autoridade digital do seu negócio.

Para isso, não basta ter apenas um bom conteúdo. Ele precisa estar configurado corretamente dentro do seu site.

Dentre os aspectos do SEO, é importante que o site tenha domínios seguros, com a utilização de https e otimizado para suportar um maior fluxo de acessos. Além disso, a estrutura da URL utilizada e tipos de domínio também são fatores considerados para um bom ranqueamento. 

Melhor experiência do usuário (UX)

Utilizar corretamente uma estratégia de SEO no marketing digital melhora a interação do seu site com os usuários. O SEO preza por práticas que consideram a velocidade de carregamento do site, o quão intuitiva é a navegação, se há acessibilidade, qual a qualidade do conteúdo e se os elementos utilizados no design estão adequados para a leitura.

Além disso, é importante que o site seja feito com um design responsivo, adaptável a qualquer dispositivo de navegação. 

Geração de leads e conversões

O objetivo final do SEO no marketing digital é tornar o seu site mais atrativo para os usuários e aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa. Com isso, a taxa de geração de leads e conversões pode ser vista como uma consequência de uma boa estratégia.

Se o seu negócio é mais facilmente encontrado e entra em destaque, é de se esperar que os usuários tenham preferência pelos seus conteúdos e, em seguida, pelos produtos que você oferece em relação à concorrência.

Um site bem otimizado para SEO é mais fácil e rápido de navegar, contendo um design mais intuitivo e que se adequa a diferentes dispositivos. Além disso, seus produtos podem ser mais facilmente encontrados quando o site está otimizado e organizado. 

Principais técnicas e estratégias de SEO    

O SEO no marketing digital pode ser realizado de diferentes maneiras: On-Page, Off-Page e o SEO Técnico.

SEO On-Page   

O SEO On-Page leva em conta fatores como título, meta-descrição, entre outros que podem ser editados dentro da própria página. Aqui, a palavra-chave deve estar sempre em evidência, facilitando a leitura das páginas de busca.

Esses elementos servem para comunicar ao algoritmo do que se trata o seu conteúdo, otimizando a análise e organizando as informações dispostas na página.

LEIA MAIS:  O que é tráfego orgânico?

A quantidade de vezes que as palavras-chave devem aparecer no seu conteúdo, onde elas estão colocadas e outros pontos são importantes para realizar uma boa execução do SEO On-Page. 

SEO Off-Page   

O SEO Off Page diz respeito a fatores “fora da página”, ou seja: fora do conteúdo apresentado.

O SEO Off Page serve para trabalhar a autoridade do site em relação a outros sites da web, e o foco é na aquisição de backlinks: links externos que levam para a sua página de conteúdo.

Outros fatores relevantes no SEO Off-Page são o contexto e diversidade de backlinks e menções à marca e buscas diretas. 

SEO Técnico

O SEO Técnico trata da infraestrutura do site e inclui aspectos como a velocidade do site, implementação de navegação segura (com a inclusão de SSL/ HTTPS), configurações de sitemap e indexações.

Ele serve para auxiliar os motores de busca a encontrarem o seu site e anexá-lo (deixar seu site visível para os usuários) na web. 

Conclusão

O SEO para marketing digital desempenha um papel extremamente importante para uma estratégia bem-sucedida.

Dentro do digital, ter uma grande relevância e visibilidade pode ser o que vai determinar o futuro do seu negócio. Para montar uma boa estratégia de SEO é preciso saber por onde navegar, e contar com uma consultoria de SEO pode ser uma ótima alternativa em um primeiro momento para determinar quais as melhores ações a serem tomadas, e por onde começar.