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Canais de Aquisição: Como Escolher os Melhores para o Seu Negócio

canais de aquisição

Os canais de aquisição fazem toda a diferença na sua estratégia de marketing. Saiba como escolher os melhores através do artigo.

Os canais de aquisição são os meios que as empresas utilizam para entrar em contato com potenciais clientes, criar relacionamentos e convertê-los em vendas.

Apenas ter um bom produto não é garantia que ele vá chegar até o público consumidor, e para isso é importante saber onde o seu público está e como se comunicar adequadamente com ele.

Cada estratégia de marketing requer uma escolha de canais, mantendo assim o negócio em constante crescimento. Vamos te explicar quais são os canais de aquisição mais comuns e como você pode utilizá-los para gerar mais vendas no seu negócio neste artigo. 

O que são canais de aquisição?

Os canais de aquisição são os meios e formas que a empresa utiliza para captar novos clientes. Eles podem ser online ou offline, e tem o propósito principal de gerar um meio de comunicação eficiente.

Para utilizá-los da maneira correta, são necessárias estratégias específicas. Nem todo conteúdo pode ser veiculado nos mesmos canais, e entender os formatos e meios de entrega da mensagem são etapas essenciais desse processo.

Essas ferramentas vão te ajudar a alcançar seu público-alvo com mais facilidade, criando um melhor relacionamento e convertendo em mais vendas. Os canais de aquisição são meios poderosos de prospecção de clientes quando utilizados corretamente. 

Importância dos canais de aquisição

É através dos canais de aquisição que você alcançará seu público-alvo, conseguindo criar relacionamentos e gerar mais vendas. No entanto, é comum que empresas invistam em apenas um canal de aquisição, fazendo daquele o único ponto de contato entre o negócio e o cliente. 

Porém, esse tipo de comunicação limita as oportunidades e não é uma boa alternativa para quem deseja crescer dentro do seu segmento.

Dentro desse cenário, é importante diversificar não somente os canais de aquisição, mas também a forma como uma empresa se comunica. O mesmo tom não pode ser utilizado em todas as redes sociais, por exemplo, assim como cada canal de aquisição tem suas particularidades e limitações de conteúdo.

Um negócio deve ser sempre disponível e de fácil acesso. Dessa maneira, você garante que mais pessoas conheçam os seus serviços e possam se interessar por ele.

Tipos de canais de aquisição: Orgânicos vs. pagos

Os canais de aquisição podem ser orgânicos e pagos.

Enquanto os canais orgânicos não envolvem pagamentos, mas sim a criação e otimização de conteúdos SEO – Search Engine Optimization -, os canais pagos servem para a realização de campanhas de publicidade online.

O tráfego orgânico funciona da seguinte maneira: quando clientes em potencial realizam uma pesquisa por um produto ou serviço, eles tendem a clicar nos primeiros resultados de busca. Esse acesso gera o tráfego orgânico, e requer uma série de estratégias voltadas para a otimização de conteúdos e palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio.

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Já o tráfego pago são aqueles conteúdos que são patrocinados para ficar em relevância. Alguns exemplos são o Google Ads e o Meta Ads. Aqui, o recurso investido é maior e o resultado é mais rápido, porém, fica claro conforme o tempo passa. 

Exemplos práticos de canais de aquisição

Existem diferentes tipos de canais de aquisição, e isso vai depender muito da estratégia que você deseja utilizar no seu negócio e de onde o potencial cliente busca informações.

É muito importante entender quais os hábitos da sua persona para saber exatamente como e onde você deve entrar em contato com ela.

Canais de aquisição digitais

Os canais de aquisição digitais mais comuns são o WhatsApp, as redes sociais, o e-mail marketing, o SEO e o marketing de conteúdo e a publicidade online.

Esses canais muitas vezes irão trabalhar em conjunto, como é o caso de redes sociais também servirem como ferramentas de publicidade. No entanto, é importante diversificar os canais de aquisição e ser acessível. 

SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)

O SEO é um canal de aquisição muito poderoso para quem deseja criar autoridade e expandir a presença no digital. Sua base é a produção de conteúdo e otimização de sites, prezando sempre pela experiência do usuário.

O SEO é uma estratégia de marketing digital indispensável, e pode ser realizada de maneira on, off page e técnico. 

 SEO On Page

O SEO On Page leva em conta fatores como título, meta-descrição, entre outros que podem ser editados dentro da própria página. Aqui é tudo sobre o conteúdo, pois ele será crucial para comunicar ao algoritmo do que se trata seu site e postagens, otimizando a análise e organizando as informações dispostas na página.

 SEO Off Page

O SEO Off Page diz respeito a fatores “fora da página”, ou seja: fora do conteúdo apresentado. O SEO Off Page serve para trabalhar a autoridade do site em relação a outros sites da web, e o foco é na aquisição de backlinks: links externos que levem para a sua página de conteúdo. 

SEO Técnico

O SEO Técnico trata da infraestrutura do site e inclui aspectos como a velocidade do site, implementação de navegação segura (com a inclusão de SSL/ HTTPS), configurações de sitemap e indexações. 

Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é voltado na produção de conteúdos para informar e educar um futuro cliente. São as postagens feitas nas redes sociais, os posts blogs com temas relevantes, os materiais ricos como e-Books e infográficos. Tudo isso é marketing de conteúdo.

O objetivo dele é atrair e qualificar os leads, influenciando na decisão de compra e aumentando a autoridade de marca.

No entanto, esse tipo de marketing precisa pensar na jornada do cliente e funil de marketing e vendas para que ele seja bem aplicado.

Esse tipo de marketing pode trabalhar em conjunto com a estratégia de SEO e de redes sociais, fazendo parte da estratégia de ambos. 

Mídia Paga: Google Ads e redes sociais

As redes sociais fazem parte dos aplicativos com maior número de usuários do mundo. O Instagram, Facebook e o TikTok fazem parte da rotina de muitas pessoas, que inclusive trabalham com isso.

Ter perfil nessas redes além de ser uma excelente forma para que um negócio alcance o público-alvo desejado, também é uma forma de trabalhar com mais um canal de aquisição poderoso. As redes sociais têm ferramentas de publicidade pagas que auxiliam na entrega do conteúdo para potenciais clientes.

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O mesmo pode ser feito através do Google, que possibilita ao usuário criar campanhas de publicidade que vão aparecer nos primeiros resultados das páginas de pesquisa de acordo com a palavra-chave selecionada. 

Marketing de influência

O marketing de influência se baseia na utilização de influenciadores e parceiros para gerar visibilidade ao seu negócio e produto.

Existem milhares de influenciadores digitais dos mais diversos nichos que fecham parcerias de publicidade para divulgar os produtos nas redes sociais. Essa forma de criação de conteúdo tende a trazer muito mais engajamento para a sua marca e uma boa taxa de sucesso. 

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta de relacionamento e aquisição de novos leads muito utilizada. Pela versatilidade de conteúdos que podem ser veiculados através de um e-mail, e por ser um meio considerado mais profissional, criar uma estratégia de e-mail marketing pode render grandes frutos para o seu negócio.

Através de ferramentas de gerenciamento de relacionamento (CRM), é possível acompanhar a trajetória de um lead dentro do seu funil de vendas e pensar em conteúdos específicos para campanhas de email marketing.

É importante salientar que o email é uma ferramenta que dispõe de diversas possibilidades de personalização, tornando o contato muito mais próximo. Pensar dessa maneira pode trazer insights valiosos que vão auxiliar na comunicação com seus clientes e leads. 

Conclusão

Os canais de aquisição são diversos, e quando utilizados com uma boa estratégia, fazem toda a diferença nos resultados do seu negócio.

Através deles, é possível criar relacionamentos e engajar clientes, além de personalizar a comunicação. Ter uma quantidade considerável de meios para que seus leads entrem em contato e saibam mais sobre o seu negócio, é a porta de entrada para resultados cada vez mais positivos.

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